José que passou a ser chamado pelos apóstolos de Barnabé (At 4.36),teve um grande ministério exercido por ele,por ser pouco mencionando em pregações,e quando é mencionado,dá-se pouca ênfase de seu ministério,o que nos leva a perder um grande ensinamento para quem exerce uma liderança na igreja e quer formar discípulos.
Se um dos mandamentos de Cristo é "ir a todo mundo e fazer discípulos"(Mt 28.19),Barnabé cumpriu com êxito esta ordenança.
Barnabé já tinha uma grande qualidade para começar este ministério de fazer discípulos,tinha ele um coração voluntário (At 4.37),quantos querem cargos,mas não querem se desprender de algo!
Outra grande característica de Barnabé é o seu espírito acolhedor (At 9.27),neste momento Barnabé de fato começa na ajuda da formação de um grande discipulo de Deus: Paulo.
Paulo ao chegar em Jerusalém procurou os cristãos,fugindo de sentenças de morte em Damasco (At 9.22-23),
esperando encontrar apoio dos cristãos em Jerusalém,foi surpreendido por descrédito em relação a sua conversão (At 9.26).
Barnabé ao perceber o desconforto e talvez tristeza de Paulo,"toma-o nos braços",assume a verdadeira postura de cristão,e leva-o a presença dos apóstolos e o mesmo já dá testemunho por ele (Paulo) (At 9.27).
Quantos hoje tem a posição de duvidar da conversão de alguém ao invés de apoiar e ensinar o novo convertido,"tá faltando Barnabé" em nosso meio!
Que se aplique numa boa recpção ao convertido,assumindo a responsabilidade de ajudar na formação e edificação da fé!Se Deus não rejeita aqueles que o buscam com sinceridade,quem somos para rejeitar o que Deus já acolheu?
É presciso dar oportunidades aos liderados,e Barnabé ousou neste ponto,ao prescisar de um companheiro que o ajudasse na direção do trabalho em Antioquia,lembrou-se logo de Paulo,e foi buscá-lo em Tarso.
Entende-se aí uma boa sintonia entre líder e liderado.
No capítulo 12.v25 de Atos,aparece ao lado Paulo e Barnabé,João,ou Marcos como assim era chamado(segundo Charles C. Ryrie,comentarista da Bíblia de estudo Anotada Expandida)este é o mesmo Marcos autor do segundo livro do N.T.,tendo grau de parentescco como primo de Barnabé!
Para leitoress "despercebido",ele tem sido somente a pedra de intrigas entre Paulo e Barnabé,mas não havaliam o outro lado!
Em Atos 15.36,com Paulo firmado na fé,Barnabé entende que não pode deixar de discipular João Marcos,mesmo depois do ocorrido em Atos 13.13,não havia mas com que acompanhar Paulo em viagens,pois este já estava firme na obra.
Quando os dois se separam (At 15.39),é como se Barnabé dissesse:"É Paulo,vc já está bem abastecido de ãnimo para a obra,tú agora és obreiro formado,então,chegou a hora de "tomar João Marcos nos braços" assim como fiz com você!".
Barnabé então passou a discipular Marcos.Exerceu tão bem seu ministério de fazer discípulos,que ao passar do tempo,Paulo,a quem não queria levar João Marcos em suas viagens,em sua segunda carta ao Timóteo 4.11,Paulo escreve:"Toma contigo Marcos e traze-o,pois me é útil para o ministério."
Por isso,através deste ensino,procuremos com zelo fazer discípulo,nossa geração está crescendo com muita pressa de exercer ministério,talvez seja um erro nosso,não os discipulando com paciência e sabedoria,lembrando que isso é totalmente diferente de "segurar ou prender",não abrindo espaço para que estes preguem ou cantem quando convidado,lembremos que ajudamos na formação,mas não podemos atrapalhar seu desempenho do que aprendeu!
Aprendamos então de Deus,através de seu servo Barnabé!
disculpe pela formatação de texto,to aprendendo ainda,me ajudem como não errar da próxiama vez...
ResponderExcluirObrigado Paz do Senhor...
A PAZ DO SENHOR Ir. Elionézio,
ResponderExcluirGostei muito da sua "postagem". Nunca tinha prestado atenção neste ponto que o irmão trouxe acerca de Barnabé. Realmente é um grande ensino para todos nós. Precisamos ajudar mais e criticar menos. Precisamos procurar as qualidades e não os defeitos. Infelizmente percebi que nunca "vi" está qualidade de Barnabé porque sempre olhei para o seu "erro" que é muito falado, divulgado e exaltado por muitos.
A PAZ DO SENHOR... "Fortificate na graça que há em CRISTO JESUS" DEUS CONTINUE LHE AJUDANDO E LHE DANDO REVELAÇÕES NAS ESCRITURAS SAGRADAS PARA QUE ASSIM, POSSAS "DIVIDIR" CONOSCO.
Abraços... DEUS É CONTIGO!
Muito obrigado por ter lido meu irmão,é o lado bom de compertilhar as coisas que edificam!Também aprendi muito com o seu comentário no blog do Pr.Altair Germano,aparecerem novas formas de trablho para adimnistrar em nossa congregação!
ResponderExcluirTambém agradeço pelo seu comentário lá no meu blog... Sempre que poder voltarei a fazer comentários em seu Blog.
ResponderExcluirDEUS CONTINUE LHE ABENÇOE E CONTINUE FAZENDO A VONTADE DO NOSSO MESTRE.
Peço para que me inclua em suas orações.
A PAZ DO SENHOR!